Ao contrário do que muitos pensam sobre o empreendedorismo infantil, não estamos falando sobre crianças empreendedoras trabalhando e juntando dinheiro com sua empresa multimilionária. Empreender, mesmo brincando, é a forma mais eficaz de estimular as habilidades do século 21 (Imaginação, Disposição, Inovação, “Mão Na Massa”, Habilidade da Geração Z…). No empreendedorismo infantil a criança/jovem vai ter de experimentar novas situações, portanto o jovem empreendedor vai aprender a desenvolver soluções criativas e a não ter medo de desafios.
Em alguns países, em que estamos presentes atuando nos empreendedorismo infantil, por exemplo: Emirados Árabes Unidos (Dubai) e Ucrânia (Kiev), é super comum que as crianças desenvolvam pequenos atos empreendedores, ou até mesmo grandes projetos, como por exemplo o nosso embaixador Davi Braga. Entretanto, a participação de feiras de livros e gincanas também ajudam a aprimorar as habilidades empreendedoras (Habilidades do século 21) das crianças.
O propósito dessas atividades é trazer brincadeiras para a realidade, ensinando as crianças a usar sua energia e criatividade em Gincanas lúdicas e produtivas. Inclusive, quando a criança tem um objetivo esclarecido e traçado conseguem apreender sobre como administrar os processos, a aceitarem as frustrações e apreender com os erros.
Sabendo disso, também é possível aproveitar os conteúdos apreendidos e desenvolvidos na escola para criar um “universo multidisciplinar”. Inclusive essa é uma maneira muito eficaz de incentivar o estudo em casa, pois elas precisarão fazer pesquisas, organizar ideias, desenvolver processos e conectar informações, por exemplo. E isso impacta significamente no desempenho escolar.
Vamos as ideias de empreendedorismo infantil.
Algumas ideias são:
- Desenvolver Doces Caseiros – O Jovem tem que realizar o empreendedorismo infantil através da criação ou aprimoramento de alguma receita e assim Desenvolver Princípios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D);
- Inventar jogos – O Jovem tem que realizar o empreendedorismo infantil através da criação ou aprimoramento de Jogos e assim desenvolver habilidades do século 21 (Habilidades cognitivas e socionacionais);
- Reciclar objetos para criar brinquedos – A criança trabalha princípios de sustentabilidade ecológica, também apreendendo sobre os 3R’s (Reciclar, Reutilizar e Repensar);
- Promover feira de troca de livro – Nesse empreendimento, além de desenvolver a organização, promove a cultura de ler livros.
Essas são algumas ideias mas você também pode desenvolver outros empreendimentos como uma barraca de limonada, a imaginação é o limite.
Importante: Sempre contar com a supervisão de um adulto e ter em mente que esse é um momento de diversão e aprendizado! Afinal, o objetivo do empreendedorismo infantil deve ser desenvolver habilidades da Geração Z.
INFORMAÇÕES:
Deixe um comentário